Fusca elétrico (ZelectricBug) – Prós e contras

O site WebMotors foi à cidade de San Diego, na Califórnia, conhecer um Fusca Elétrico preparado pela Zelectric Motors, empresa especializada em transformar o velho Volkswagen em veículos elétricos. Agora, o modelo não polui, não faz barulho e tem nada menos do que 90 cv de potência. Quer saber como ele anda? Assista ao vídeo abaixo!

O Fusca Elétrico da Zelectric Motors

“Nenhum carro elétrico produzido por um grande fabricante teve um estilo tão atraente quanto este.”
Green Car Reports

O Fusca Clássico, perfeitamente Zelectric.

Quando você pensa sobre isso, a adaptação de um clássico com um sistema de transmissão elétrica só faz sentido. Fazemos um melhor uso de um carro existente em vez de usar novos recursos não renováveis ​​para criar um carro novo a partir do zero. Fuscas vintage são investimentos que continuam a subir de valor e, quando são Zelectrificados ficam incrivelmente suaves, silenciosos e super divertidos de dirigir.

Há muitos carros adequados para conversão elétrica, mas descobrimos que os clássicos Fuscas da Volkswagen construídos entre 1958 e 1966 estão entre os melhores. Estes anos estão no ponto ideal, na intersecção entre os Fuscas mais colecionáveis e dirigíveis da Volkswagen. Ao contrário das versões anteriores, os modelos 58-66 foram melhor construídos para lidar com o torque do sistema de transmissão Zelectric de alto desempenho, juntamente com HP mais que o dobro do original. Eles também continuam a ganhar valor à medida que o rebanho se afina.

Por que o fusca?
Porque não é apenas um dos designs de veículos mais emblemáticos e procurados que vale a pena guardar para o século XXI – é também um candidato perfeito para a conversão devido à sua simplicidade e peso. ”
– Revista Total Car

A popularidade universal icônica do Fusca continua meio século depois de ter sido construída, junto com uma robusta indústria mundial que apoia os proprietários da VW. Milhares de mecânicos especializados, clubes de proprietários e fabricantes de peças podem ser encontrados em praticamente qualquer fugar.

O que faz com que os modelos iniciais do Fusca sejam os candidatos perfeitos para um acionamento elétrico de alto desempenho? A simplicidade do design do carro e seu peso leve são excepcionais. Além da personalidade natural, caráter… onde os VEs modernos de hoje falham.

Nenhum corte de metal, nada de solda. Nenhuma modificação permanente de metal ocorre com um upgrade de Zelectric, além de dois pequenos furos (invisíveis, a menos que o banco de trás seja retirado) para acomodar a fiação. A fiação elétrica original do Fusca ainda alimenta as luzes, limpadores, rádio, etc. Qualquer veículo da Zelectric poderia ser facilmente convertido de volta ao seu motor original movido a gasolina, se isso for desejado.

É uma fera adormecida. Além de um pequeno medidor digital “e-Fuel” montado na abertura do painel original, o carro aparece 100% original. As aparências externas não darão nenhuma dica para os espectadores… até que um borrão de Zelectric silenciosamente voe na auto-estrada.

Fonte: zelectricmotors.com

Um carro életrico com mais de 50 anos

No site da Zelectric Motors tem outro vídeo contando um pouco da história, segue a transcrição o texto abaixo do vídeo.

Este carro aqui é um Fusca Antigo, VW Sedan 66, com uma aparência totalmente original. Tudo no carro é muito original, e nós quisemos que ele ficasse parecido com um Fusca original completo, uma fera adormecida. Quando ele está estacionado, parece apenas um veículo dos anos 60, mas é claro que nós temos um motor elétrico ali que dobra a potência do motor original e que não precisa de manutenção. Mas ainda é um carro de 50 anos, só vai mais rápido e não faz tanto barulho.

O proprietário anterior colocou um motor muito potente aqui. Depois de dirigir por um tempo eu tive que usar fones de ouvido, apenas para bloquear o ruído demasiado. Ainda temos algum ruído, você está realmente ouvindo o som da transmissão, e precisa usar esse som para medir onde deve mudar de marcha. Nós não temos um tacômetro ou algo assim, pois não é necessário.

Potência elétrica apenas causa uma sensação diferente, tudo está disponível imediatamente sempre que você quiser, então estamos subindo essa colina na quarta marcha e eu posso descer o pé nele e ultrapassar esta minivan se eu quiser.  Ele está com 85 cavalos, o que é muito bom, já que é o dobro da potência original.

Nós passamos cerca de nove meses, quase dez meses, apenas planejando onde tudo iria no carro. Portanto, não é algo fácil e simples, já que estamos fazendo coisas que não houveram muitas pessoas fazendo antes de nós. E nós realmente queríamos esconder todos os fios e todo o que não fosse atraente, de modo que leva um bom tempo para descobrir como colocar tudo isso junto.

Existem milhares de empresas fazendo peças para esses carros, então eles são realmente fáceis de manter na estrada e os componentes elétricos que fomos capazes de caber no carro se encaixam bem, não temos que cortar o carro para acomodr nada. Então, de todas as maneiras que olhamos para um carro onde começar, tudo continuava a voltar para o Fusca Antigo.

Esse carro faz as pessoas sorriem quando o vêem, e me faz sorrir também… é um ambiente agradável.

Fonte: zelectricmotors.com

Prós e Contras de ter um Fusca antigo com motor elétrico da Zelectric

Prós

  • Mais potência, até 90 cavalos de força, o que é mais que o dobro dos motores originais;
  • Menos ruído, melhora o conforto e ambiente sonoro interno e externo, permite conversar melhor ou ouvir sua música preferida dentro do carro sem o barulho do motor;
  • Menos poluição, tornando o Fusca um verdadeiro carro “verde”, mais ecológico que usa energia sustentável;
  • Nenhum impacto visual na lataria, todos os componentes são encaixados sem cortes ou adaptações;
  • Processo reversível, caso o proprietário deseje o motor original, ele pode ser recolocado.

Contras

  • Perda de autonomia. Com uma carga completa da bateria o novo motor pode viajar cerca de 160 km (100 milhas);
  • Custo muito elevado. A estimativa de preço final de um projeto desses (incluindo o valor do carro) é de US$55.000 a US$75.000 ou mais, dependendo dos opcionais desejados.

Um fator a ser considerado é que, com um motor elétrico o Fusca antigo deixam de ser um veículo original, mas isso só é relevante para quem tem a intenção de ter um carro com este reconhecimento, a famora “placa preta” no Brasil.


Então, já pensou em ter um Fusca Antigo com motor elétrico? Seria ótimo ter um carro mais veloz, menos ruidoso e amigo do meio ambiente! : -)

Deixe sua opinião nos comentários abaixo e nãoe squeça de compartilhar nas suas redes sociais.

DJIO
Author: DJIO

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *