Fusca na capa do disco Abbey Road dos The Beatles

Abbey Road - The Beatles - Fusca Antigo
Abbey Road - The Beatles - Fusca Antigo
Capa do álbum “Abbey Road”

Lançado em 26 de setembro de 1969 Abbey Road foi o último álbum dos Beatles a ser gravado, mas não o último a ser lançado. Let It Be, embora gravado em janeiro de 1969 foi finalmente lançado em maio de 1970 juntamente com do filme de mesmo nome.

Trazendo a natureza de gravações “ao vivo” de “Let It Be” para Abbey Road, os Beatles voltaram aos estúdios no Norte de Londres para criar gravações cuidadosamente trabalhadas com arranjos musicais ambiciosas. Curiosamente, 12 das canções que apareceram no álbum finalizado foram tocadas durante os ensaios filmados e sessões para “Let It Be” em janeiro.

Pela primeira vez em um álbum dos Beatles, a capa frontal não continha nem o nome do grupo, nem o título do álbum, apenas essa fotografia icônica tomada na faixa de pedestres perto da entrada dos estúdios NW8 em agosto de 1969.

Abbey Road entrou na parada de álbuns britânica em #1 em outubro, lugar que permaneceu num total de 17 das 81 semanas na tabela. Nos EUA, que passou 11 semanas em #1 durante a sua estadia inicial de 83 semanas.

fonte: thebeatles.com

Curiosidades

Durante muito tempo houveram boatos afirmavam a morte de Paul McCartney (devido a um acidente dele em 1966). Uma delas faz referência à placa do Fusca na capa do disco Abbey Road:

Placa do Fusca: 28IF“A placa do fusca branco estacionado na rua que é chamado de “Beetle” é “LMW” referindo se as iniciais de “Linda McCartney Widow” ou “Linda McCartney Viúva” e abaixo o “281F”, supostamente referindo-se ao fato de que McCartney teria 28 anos se (if em inglês) estivesse vivo”. (assim como outros artistas)

Obviamente as mentes perturbadas da época não contavam que ele ainda estivesse vivo em 2016 😉

Outro fato interessante é que a equipe de fotografia conseguiu apenas 10 minutos de autorização para fazer as fotos, pois estariam atrapalhando o tráfego. Foram 6 tentativas e a #5 virou a capa do álbum.

Mas afinal, de quem era o fusca na foto e o que aconteceu com ele?

Apesar das teorias de conspiração acerca da suposta morte de Paul McCartney, e de alegarem que o fusca pertenceu ao próprio John Lennon, algumas fontes informam que o fusca era apenas o carro estacionado de algum vizinho do estúdio NW8, onde os Beatles foram gravar, um policial tentou removê-lo do local, mas sem sucesso. Segundo afirmam, o fusca foi comprado em uma revenda de carros em 1986 e adquirido pela VW num leilão em 1999, e hoje está em exposição no Museu da Volkswagen na Alemanha.

Abbey Road inspirando gerações

Paul Is Live - Paul McCartney - Fusca Antigo
Capa do álbum “Paul Is Live”

Paul Is Live!

Em Novembro de 1993, Paul MacCartney lançou seu álbum Paul is Live, onde faz um trocadilho entre o fato de ser um álbum ao vivo com a referância gráfica do Album que teria trazido dicas sobre sua suposta morte. Nesta versão da capa, o fusca tras os números 51IS, fazendo referência à idade dele na época do lançamento, algo como “51 é”.

Abbey Road - Doctor Who - Fusca Antigo

Doctor Who

Em 19 de setembro de 2015 o canal BBC One publicou no Twitter uma imagem promocional do seriado Doctor Who, o seriado mais longo ainda em exibição no mundo e tremendamente popular no Reino Unido. Nesta foto, o Doutor e a personagem Clara repetem a icônica cena em Abney Road e a imagem também conta com a presença de Daleks um Fusca Antigo. mais ao fundo. 😉

Neste caso a placa do carro ficou DWW 29IF, sendo basicamente um spoiler: “Doctor Who Weeps” e Clara fará 29 anos em novembro, o que indica que o Doutor vai chorar pois ela morrerá antes do aniversário.

Mais fotos com Fuscas em Abbey Road

DJIO
Author: DJIO

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *